O NOME MARANATA

Vejamos:

A Palavra Maranata se encontra na bíblia em 1 Coríntios 16:22 "Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; maranata!".
Antes do seu estudo seria bom lembrar, que embora apareça no mesmo verso ao lado de anátema, não deve ser unida com ela como se fosse uma só frase. A expressão "Maranata" constitui-se num período após anátema.

Quando um judeu encontrava com outro antes da vinda de Jesus diziam Marãn, que significava Senhor Nosso ou o Messias Virá, e depois da vinda de Jesus, quando o mesmo judeu não convertido a Jesus encontrava outro judeu continuava dizendo Marãn, porém encontrando-se com um judeu convertido a Jesus este acrescentava a palavra Athá , assim essas duas palavras juntas eram ouvidas Marãn + Athá que tem o significado "o messias veio, está aqui e voltará" Traduzida como ora vem Senhor Jesus!  
 
Na época do Velho Testamento, o Rei viajava para fazer justiça. Um arauto (Mensageiro do Rei) ia adiante dele tocando a trombeta e advertindo o povo: O Rei está vindo, Maranata !. Aqueles que esperavam por justiça desejavam a vinda do Rei. O povo da terra a ser visitada preparava-se para sua chegada limpava e reparava os caminhos, demonstrando assim obediência e desejo de agradar ao Rei.

A palavra parece ter sido usada como uma "senha" entre os cristãos da igreja primitiva, e provavelmente foi neste sentido usada pelo Apóstolo Paulo.

Entretanto, a palavra anátema colocada logo antes no texto bíblico causa algumas discrepâncias em traduções para língua utilizada nos dias atuais pois como os textos originais em grego do Novo Testamento não tinham pontuação, alguns tradutores que não conheciam o significado da palavra Maranata colocavam as palavras juntas e traduziram o verso como Se alguém não ama ao Senhor seja anátema maranata. Mas é certo que a expressão assim colocada não faz sentido.

Lembremos que a palavra Maranata é uma expressão abençoada.

A palavra “Maranata” era também utilizada nos cultos para invocar a presença do Senhor na Ceia.
Era usada ainda para expressar o desejo de seu retorno para estabelecer seu Reino. Equivale ao pedido feito pela Igreja na oração dominical: “Venha o teu Reino”. Com relação à volta do Senhor Jesus, “Maranatha” tinha um duplo sentido: era uma oração — “Vem, Senhor” — e uma expressão de fé“O Senhor está voltando!”. A frase pode ter sido usado como saudação entre Os primeiros cristãos, e é possivelmente desta maneira que ele foi usado pelo apóstolo Paulo.

Fale conosco:

Nome

E-mail *

Mensagem *